Tecnologia do Blogger.

Conheça

tem por objetivo a integração de cidadãos ao mercado de trabalho, criando e fomentando a criação de projetos e programas de formação e qualificação profissional para trabalhadores e estagiários. Estamos inseridos nas Associações Comerciais em diversas cidades a nível nacional.

Bem-vindo ao PROE

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Estados Unidos ainda são a principal rota de intercâmbio para o trabalho

Crise financeira mundial e ameaça - ou paranoia - terrorista não foram suficientes para tirar dos Estados Unidos o posto de ‘Meca’ dos intercambistas, seja para fins meramente estudantis ou para aqueles que buscam agregar cursos a algum tipo de atividade remunerada.

Entretanto, ressalva Luna Ghiotto, consultora de uma agência de intercâmbios de Bauru, é preciso cautela quando o assunto é busca por trabalho na terra do Tio Sam. Ela explica que, em casos de trabalho temporário para estudantes, é expedido um visto específico para o chamado “Working Travel”. “É um visto de estudante de intercâmbio com permissão para trabalho. Muita gente tem ido dessa forma”, comenta.

Porém, existem outras rotas para os interessados em trabalhar. “Na Irlanda, com seis meses de curso, a pessoa pode trabalhar 20 horas por semana”, contabiliza. No Reino Unido, conforme agências de viagem e intercâmbio, os empregos mais comuns entre os brasileiros são em bares, hotéis e supermercados, com visto estudantil que permite seis meses de trabalho no País.

Outra nação que tem atraído a freguesia antes voltada quase que exclusivamente aos Estados Unidos é a vizinha ao norte dos ianques. O Canadá é um dos países que facilita o estudo com a possibilidade de estágios, principalmente nas áreas de hotelaria e turismo, pontua a agente de viagens Juliana Gaviolli, também de uma empresa bauruense.

“Mas não é algo em que se visa ganhar dinheiro”, alerta. “Um garçom chega a ganhar 70 dólares canadenses por semana, mais ou menos R$ 500,00 por mês”, contabiliza. “Vale mais pela experiência mesmo”, considera a agente, ao detalhar que os trâmites para expedição do visto com o consulado, por intermédio da agência, não leva mais que 15 dias. Entre as exigências do País é que o intercambista disponha da quantia de 800 dólares canadenses para se manter mensalmente.


Fonte: Jornal da Cidade de Bauru

0 comentários:

Postar um comentário