Tecnologia do Blogger.

Conheça

tem por objetivo a integração de cidadãos ao mercado de trabalho, criando e fomentando a criação de projetos e programas de formação e qualificação profissional para trabalhadores e estagiários. Estamos inseridos nas Associações Comerciais em diversas cidades a nível nacional.

Bem-vindo ao PROE

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Dicas para ter um novo emprego em 2010

Início de ano é período de contratações. Empresas oferecem oportunidades para todos os níveis e áreas. Se uma das metas para 2010 é conseguir um emprego novo, a formatação e divulgação certas do currículo, assim como saber se apresentar e o cargo almejado são determinantes na busca da futura vaga.

De acordo com a consultora de empresas Anita Luzine Emiliano, este é o momento de se preparar e buscar oportunidades para começar 2010 com emprego novo. Sair na frente significa estar preparado em alguns pontos fundamentais, diz. Em primeiro lugar, ter um objetivo profissional. Currículo deve ser preciso e bem formatado, além de divulgado nos locais certos, para as pessoas certas (pessoal ou virtualmente). Por último, o candidato deve se apresentar corretamente ao ser chamado para uma entrevista.

A consultora diz que o objetivo profissional e pessoal é determinante para a busca de um emprego. No currículo, atividades da faculdade podem compensar a falta de experiência profissional, segundo ela. “Até ser um bom aluno conta, porque os coordenadores de cursos hoje são muito acionados pelas empresas e podem indicar esse aluno.” Sem excesso de informação, o candidato mostrará as habilidades próprias ao descrever rotinas de trabalho, estágios e cursos mais relevantes.
A fase de análise do currículo é a primeira peneira em várias seleções de estágio. Mas, para quem nunca trabalhou e não vem de uma universidade de ponta, pode mostrar serviço como aluno participativo, habilidades e experiências que vão além do nome da faculdade em que estuda.
Especialistas dizem que o currículo é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Não há vaga que não passe por um currículo. Quanto mais objetivo e claro, maiores as chances de se recolocar (ou começar) no mercado.


Recolocação

Elbert Sarmento Silva, 41, foi recolocado no mercado de trabalho na penúltima semana de dezembro, no cargo de diretor comercial de uma indústria farmacêutica goiana. Elbert é economista, fez cursos, MBA e mestrado em Gestão Empresarial. Trabalhou em cargos executivos nas áreas comercial e financeira de empresas nacionais e multinacionais do segmento de cervejaria e automotivo, até montar seu próprio negócio: uma concessionária, que não deu certo.
Mesmo com excelente currículo, Elbert sabia que a competitividade é grande. “Têm muitas pessoas qualificadas, especialmente no eixo Rio-São Paulo.” Por isso, resolveu pedir ajuda a uma empresa de consultoria. “É uma ferramenta excelente para quem busca boa recolocação. Hoje 90% das chances de emprego estão nestes canais,” salienta.

Ele lembra que depois do currículo, a entrevista é o principal elo de contratação. “Tem de seguir linha de raciocínio e mostrar resultados. A empresa não quer ouvir a história da sua vida, e sim o seu potencial,” indica.


Erros

Principais erros dos currículos são excesso de informações sobre experiências e de números de documentos. Na formação acadêmica, caso esteja estudando, o candidato deverá indicar a previsão de conclusão do curso e não o semestre ou o período que cursa. Se houver curso de línguas, mesmo de nível básico, também deverá constar, pois trata-se de diferencial. Mas não se deve afirmar fluência se o domínio da língua não for suficiente.

Para quem tem dúvidas sobre o que usar, é bom perguntar a outra pessoa se a vestimenta está adequada, de acordo com a consultora Anita Luzine. “A escolha de o que vestir é fundamental”, garante. Para ela, a atenção do selecionador tem de ficar nas experiências e competências do profissional e não em cores extravagantes ou acessórios em excesso.

Outro ponto é demonstrar interesse. “Sugiro que o candidato pesquise sobre a empresa,” diz o diretor executivo da Catho, Garibaldi Teixeira. O candidato deve entender o que a empresa precisa e potencializar o que já fez neste sentido durante a entrevista.


Contatos auxiliam na busca


Relações pessoais são o que mais ajuda a encontrar vaga, afirma a consultora Anita Luzine. Locais de formação com os quais se tem afinidade são o melhor caminho, diz a consultora. Também vale a pena pesquisar na internet e cadastrar currículo nos sites das empresas. Reserve algumas horas para pesquisar fontes onde você possa buscar empregos. Nesse caso, a ajuda pode vir de agências de recolocação e sites de notícias da área.

Mesmo que o candidato já tenha cadastrado seu currículo no site da empresa, deve buscar e-mails das pessoas de recursos humanos e gestores, usar a internet ou ligar para a empresa para checar o recebimento do currículo, com o cuidado para não ser insistente.

Anita aconselha ainda que o profissional converse com consultores, que podem reorientar e sugerir mudanças no currículo, diz. Outra dica é manter-se atualizado. Deixar uma hora para acompanhar as notícias e ler, principalmente, o que está relacionado à área pleiteada pode ser importante na hora da entrevista.
A especialista recomenda cuidado com a imagem na internet, como ao fazer uso de ferramentas como o Twitter. Planejar o tempo e ter motivação também podem agilizar as chances de colocação.


RUMO AO NOVO EMPREGO


Confira as oito dicas para conquistar uma nova vaga


1 - Análise: Quem já está empregado, deve pensar se realmente quer novo emprego e nos motivos que levam a tal decisão; Deve-se observar se a causa foi um problema isolado e se há chances de resolvê-lo dentro da empresa.

2 - Decisão: Se existe a convicção de mudar de emprego, deve-se observar área e setores pretendidos. Prioridade fica para setores em expansão. Caso a atuação seja específica, candidato deve ter em mente objetivo do que deseja fazer e talvez ampliar as possibilidades.

3 - Cursos: Cursos e especializações, ainda que demorados, enriquecem o currículo e valorizam o profissional.
4 - Currículo: As informações devem ser resumidas de forma atraente. Não pode ser extenso.

5 - Rede de relacionamentos: Colegas de faculdade, amigos e até ex-chefes e colegas de trabalho devem saber da procura pelo novo emprego e receber os currículos.

6 - Internet: Redes como Facebook, Twitter e Orkut podem ajudar a fazer contatos com pessoas da empresa em foco. Vale cadastrar o currículo nos sites das empresas e sites de emprego confiáveis.
7- Contatos: O candidato deve aguardar o contato das empresas e pesquisar sobre elas. Se chamado, o ideal é preparar-se antes sobre o que falar ao entrevistador e ter cuidado com a imagem.

8- Importante: Quem já está empregado, deve fazer a busca discretamente para não gerar desconforto no local de trabalho.


Fonte: Diário da Manhã

0 comentários:

Postar um comentário