Tecnologia do Blogger.

Conheça

tem por objetivo a integração de cidadãos ao mercado de trabalho, criando e fomentando a criação de projetos e programas de formação e qualificação profissional para trabalhadores e estagiários. Estamos inseridos nas Associações Comerciais em diversas cidades a nível nacional.

Bem-vindo ao PROE

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A melhor hora para os estagiários


HENRI THIAGO PERES


Para quem deseja se candidatar a uma vaga de estágio, esse é o momento ideal. Enquanto muitos estudantes pensam que este é o período mais improvável de haver contratação, outros decidem emendar as festas de fim de ano com férias em janeiro. O resultado é pouca procura por parte dos possíveis estagiários e alta demanda das empresas contratantes.

Com isso há um prejuízo sofrido por ambos os lados. Isso porque algumas empresas têm maior demanda justamente nesse período que engloba desde a segunda quinzena de dezembro até final de janeiro. O início do ano letivo faz com que a demanda continue em fevereiro.

A falta de interesse por parte dos estudantes prejudicaria as empresas com muita oferta se não fosse a iniciativa delas de irem em busca desses candidatos para preencher as vagas. Na hora que a demanda é grande a tendência é que ninguém vá atrás. Mal sabem os candidatos que essa é a grande oportunidade que eles têm de conseguir alguma ocupação.

Apesar da pesquisa apontar o mês de janeiro como o mais requisitado, essa regra não se aplica a todas as empresas. Um exemplo é o Instituto Cooperforte. A gerente de coordenadoria de administração e finanças, Lilian Abrão explica que não há uma época específica para a convocação de estagiários. “De acordo com a demanda, solicitamos a indicação de candidatos ao número de vagas disponíveis.”

Em fevereiro a empresa renovará o contrato dos estagiários que já integram a equipe. Somente se houver o desligamento de alguém serão chamados os substitutos. O último estagiário inserido no

instituto foi no mês de agosto do ano passado.

Empresários e estudantes conquistam bons resultados com o estágio. A produtividade das empresas aumenta e o conhecimento agregado ao estudante é enriquecedor.

O quadro atual desse ramo é animador. Com o aumento de vagas no mercado em geral, são 60 mil

em todo o país, este é o momento ideal para adquirir experiência na área escolhida. As 10 mil vagas extras, comparado ao mesmo período do ano passado, juntamente ao aquecimento da economia foram fundamentais para agitar os meses de dezembro a fevereiro. O melhor a se fazer é deixar as férias para outro mês e não deixar o carnaval passar para iniciar a busca.

Quem seguiu a risca esse conselho foi Brain Diógenes, 22, o estudante do 4º semestre de sistemas

da informação, foi encaminhado ao Centro Brasileiro de Visão (CBV), onde foi submetido a duas entrevistas,uma com a psicóloga e outra com a proprietária do CBV além de uma prova escrita. “Pretendo com essa primeira oportunidade desempenhar da melhor maneira a minha função e me desenvolver ao máximo na profissão.”

Fonte: Jornal da Comunidade

0 comentários:

Postar um comentário