Tecnologia do Blogger.

Conheça

tem por objetivo a integração de cidadãos ao mercado de trabalho, criando e fomentando a criação de projetos e programas de formação e qualificação profissional para trabalhadores e estagiários. Estamos inseridos nas Associações Comerciais em diversas cidades a nível nacional.

Bem-vindo ao PROE

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Aquecimento da economia favorece estudantes

O período de férias traz junto uma ótima oportunidade para quem busca ingressar no mercado de trabalho. Para 2010, as previsões são otimistas quando o assunto é a contratação de estagiários. Nessa "Temporada de Estágios", período marcado pelos meses de janeiro, fevereiro e março, está prevista a abertura de 18 mil vagas para estudantes do ensino médio, técnico e superior em todo o país.

De acordo com o Censo do Inep/MEC, temos no Brasil 5 milhões de estudantes no nível superior e 8,3 milhões no ensino médio e técnico. Segundo dados da Associação Brasileira de Estágios - Abres, apenas 900 mil estagiam, sendo 650 mil no superior e 250 mil no médio e técnico. Os números tiveram uma queda por conta da crise econômica mundial e também pela aprovação da nova lei de estágio em setembro de 2008. Mas para este trimestre, a previsão é de 175 mil novas vagas, tornando esse o melhor momento para conseguir uma oportunidade.

Por que ocorre esse aumento? Muitos estudantes se formam no final do ano e são efetivados ou rescindidos. Por isso, as empresas disponibilizam novos postos nos primeiros três meses.

Os cursos com mais vagas no nível superior são: Administração de Empresas, Comunicação Social, Informática, Engenharia e Ciências Contábeis. Já para o médio técnico, Administração, Eletrônica, Mecatrônica, Secretariado e Publicidade oferecem mais oportunidades.

Vale lembrar: para iniciar a carreira é necessário ter diferenciais. Além disso, a dica é procurar um estágio logo no começo do curso. O jovem precisa se preparar para enfrentar o mercado de trabalho. Não basta se contentar com os conhecimentos da escola ou da faculdade.

Fonte: Portal Nacional

0 comentários:

Postar um comentário