Tecnologia do Blogger.

Conheça

tem por objetivo a integração de cidadãos ao mercado de trabalho, criando e fomentando a criação de projetos e programas de formação e qualificação profissional para trabalhadores e estagiários. Estamos inseridos nas Associações Comerciais em diversas cidades a nível nacional.

Bem-vindo ao PROE

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Quando as férias devem ser adiadas

Com a virada do ano, chegam as férias de verão. Mas também a melhor época para universitários buscarem oportunidades de estágio. Muitos viajam, vão à praia o dia todo, aproveitam as noitadas.

Mas quem está atrás da primeira chance no mercado de trabalho deve repensar os planos. O período é de finalização dos processos seletivos de muitas companhias — o que requer atenção aos calendários das etapas de seleção. Além disso, nos próximos dois meses, a baixa concorrência facilita o acesso às oportunidades. Segundo cálculos da Abres (Associação Brasileira de Estágios), serão oferecidas cerca de 150 mil vagas só no primeiro trimestre de 2010.

Em especial nos meses de janeiro e fevereiro, não só o número de ofertas nas centrais de seleção cresce — em torno de 30% —, como a briga por uma vaga é menor, já que muitos candidatos saem de cena.

“Estudantes se formam, contratos acabam, com as empresas efetivando ou não, e muitos entram de férias, viajam, não acessam e-mails. Por conta desses fatores, entra um número maior de ofertas, só que com menos candidatos na disputa”, destaca Seme Arone Junior, presidente da Abres.

CONTRATAÇÕES ATÉ MARÇO

A despeito da falta de candidatos, os processos seletivos — incluindo testes, dinâmicas e entrevistas — têm que estar finalizados até março, quando começam os treinamentos. “O grande recado para estudantes agora é que estejam atentos e voltem de viagem, se necessário”, diz o presidente da Abres.

A Vale é uma das empresas que vão entrar no verão escolhendo novos talentos. Dinâmicas, entrevistas e provas acontecem duas vezes por ano, habitualmente, em julho e agosto e nos meses de janeiro e fevereiro. “Como universidades entram em recesso, é preciso antecipar documentos e declarações. As etapas de seleção são únicas. Se a pessoa estiver longe, ela corre o risco de perder a oportunidade”, observa Riley Vieira, gerente de Serviços de Recursos Humanos da Vale.

Ele explica que as vagas têm que ser preenchidas de qualquer forma. Então, na prática, quando há menos candidatos na disputa, o que ocorre mais nas férias de verão, ampliam-se as chances para quem fica. “E quando um candidato participa de uma dinâmica e não é selecionado por um gerente, ele ainda pode concorrer para outras áreas. Por isso, é importante estar disponível”, complementa Riley Vieira.

Viagem interrompida garante vaga

A oportunidade de entrar para a Vale fez a estudante de Jornalismo Danielle Aguiar, 21 anos, mudar os planos de viagem com a família no meio do ano. Ela saiu de férias com os pais para os Estados Unidos e, de lá, iria para o Canadá visitar a irmã Aline, a quem não via há um ano. A saudade só será saciada neste Natal.E Danielle conquistou o estágio batalhado.

“Faltava a entrevista individual e eu estava na disputa por uma vaga para setembro. Fui avisada, abandonei todos e voltei. Não podia perder essa chance. E valeu muito a pena”, conclui Danielle.

Fonte: O Dia

0 comentários:

Postar um comentário