Tecnologia do Blogger.

Conheça

tem por objetivo a integração de cidadãos ao mercado de trabalho, criando e fomentando a criação de projetos e programas de formação e qualificação profissional para trabalhadores e estagiários. Estamos inseridos nas Associações Comerciais em diversas cidades a nível nacional.

Bem-vindo ao PROE

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Lei de Estágio completa um ano de existência

A Lei de Estágio completou em 2009 o primeiro ano de existência. Para os incrédulos de que ia dar certo, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) confirma bons resultados. Nos primeiros meses, as empresas tiveram um tempo para se adequarem e entender o novo procedimento. De janeiro a setembro de 2009, comparado ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 16% nos contratos para nível superior. Para nível médio a queda nas vagas foi de 7%, uma vez que maiores de 16 anos, matriculados no 1º ano do Ensino Médio podem ter sua primeira experiência profissional. Com a nova lei, se tornou limitado o número de estagiários de nível médio por empresa.

A maioria das empresas de Brasília já tem tudo muito claro quanto às novidades, sem a confusão costumeira de quando a lei surgiu. E há quem não teve problema algum quanto à nova lei e já estava em cumprimento das regras atuais. É o caso do Instituto Cooperforte, empresa voltada ao desenvolvimento social. Nos seis anos de história houve casos de estagiários que prestaram serviços às empresas por dois anos e em seguida foram contratados.

O diretor Hércules Xavier diz não ter tido problema com as novidades. “Temos uma política de trabalhar com o estagiário focando em capacitação, baseando-se no que ele vai executar no mercado de trabalho. O estágio, para nós, é encarado com muita seriedade, justamente por isso não houve um grande impacto quando surgiu a nova lei”, afirma Xavier. Marlon Barbosa, analista júnior, acredita que muitas empresas suspenderam as contratações após a lei, possivelmente para se adequarem primeiro. “No nosso caso não houve essa necessidade, pois só legalizamos o que já fazíamos. Acredito ainda que o nosso local de trabalho foi responsável pelo aumento de candidatos a estágio. Oferecemos um ambiente favorável ao crescimento do estagiário”.

Fonte: Jornal Coletivo

0 comentários:

Postar um comentário