Tecnologia do Blogger.

Conheça

tem por objetivo a integração de cidadãos ao mercado de trabalho, criando e fomentando a criação de projetos e programas de formação e qualificação profissional para trabalhadores e estagiários. Estamos inseridos nas Associações Comerciais em diversas cidades a nível nacional.

Bem-vindo ao PROE

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Judiciário de Rondônia valoriza formação profissional de estagiários

Foi realizada na última semana, no auditório do Tribunal de Justiça, em Porto Velho, o primeiro Encontro de Estagiários da Justiça de Rondônia. O objetivo foi identificar melhorias nos trabalhos desenvolvidos por estudantes que têm a oportunidade de por em prática no TJRO o que é aprendido nas faculdades. Simultaneamente foi lançada a Cartilha do Estagiário, criada para sanar dúvidas sobre os procedimentos de seleção e também apresentar a estrutura do Judiciário. No decorrer do evento, acompanhado por cerca de 50 pessoas, foram ministradas palestras por profissionais da instituição.

Procurar identificar potenciais, valorizar conhecimentos e prepara-los para o mercado de trabalho são algumas das metas propostas pelo projeto "Integrar para Crescer", criado para pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH). O projeto prevê ainda outros encontros para os próximos meses, para discutir melhorias no sistema de estágio. Para a coordenadora do projeto, pedagoga Lidiane Noronha, o "Integrar para Crescer" propõem o treinamento, integração, além de promover aos estagiários conhecimentos sobre a estrutura administrativa e suas funções no Judiciário.

Segundo ela, as atividades do Encontro foram bem recebidas pelos estudantes, que tiveram a oportunidade de perceber que o Judiciário está com perspectiva de desenvolver ações que facilitem o processo de aliar a teoria estudada na faculdade com a prática no trabalho. "O programa prevê a conscientização, responsabilidades, acolhimento e treinamento desses jovens que utilizam o estágio como um catalizador para a formação profissional", disse Lidiane.

Palestras

Foram realizadas uma série de seis palestras, entre elas a de "Clima Organizacional", ministrada pelo diretor do Recursos Humanos, Jean Carlo Silva, "O Triplo 'E' - Estudando, Estagiando e Estruturando a carreira profissional", pelo servidor Abel Sidney de Souza, e ¿O que mercado de trabalho espera de você", ministrada pela consultora Carla Ito.

Oportunidade

De acordo com o DRH, no próximo mês de janeiro, o Tribunal de Justiça de Rondônia abrirá processo seletivo para o preenchimento de vagas para estagiários. O estudante tem que estar cursando nível superior, a partir do 5º período. Uma das exigências é o reconhecido do curso pelo Ministério da Educação (MEC) e a instituição de ensino tem que desenvolver atividades nas áreas jurisdicional e administrativa. A carga horária é de 20 horas e os estudantes ainda poderão utilizar os serviços médicos e odontológicos oferecidos pelo TJRO, além do auxílio transporte e uma bolsa equivalente a um salário mínimo.

Hoje, o Poder Judiciário estadual possui aproximadamente 200 estagiários no seu quadro, divididos nas áreas de Direito, Informática, Administração, Enfermagem e Psicologia.

Fonte: Rondoniaaovivo.com

0 comentários:

Postar um comentário