Tecnologia do Blogger.

Conheça

tem por objetivo a integração de cidadãos ao mercado de trabalho, criando e fomentando a criação de projetos e programas de formação e qualificação profissional para trabalhadores e estagiários. Estamos inseridos nas Associações Comerciais em diversas cidades a nível nacional.

Bem-vindo ao PROE

This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Oportunidade a vista

Operadores Proe é muito importante que as oportunidades de estágio sejam abertas com frequencia diária. Para isso é indispensável a criatividade e o dinamismo de cada unidade no alcance dessas novas vagas. Porém, o trabalho é sem dúvida um desafio diário.

Ressaltamos seguintes ações para estimular as empresas abrirem novas vagas:

Telemarketing - Ligar para os responsáveis nas empresas e divulgar o PROE, para sermos lembrados quando uma oportunidade surgir nestas empresas.

Visitas – Realizar visitas nas empresas, deixar folders e materiais de divulgação do PROE.

Eventos – Realizar eventos (café da manhã, palestras, etc) convidar empresários e a partir daí oferecer o PROE.

Associados da ACE – Comparar o relatório de associados da ACE com o relatório de empresas que utilizam nossos serviços, pois essas empresas podem ser possíveis clientes do PROE.

São as oportunidades que fazem o crescimento de cada unidade PROE, pois através delas que geramos TCE´s e por conseqüência existe aumento nos números e nas receitas.

Temos que lembrar sempre que nenhuma ação é em vão, no futuro trará resultados.

Fonte: Coordenadoria Comercial

Três empresas encerram inscrições para programas de estágio e trainees

Três empresas encerram nesta segunda-feira as inscrições para programas de estágio e trainees, são elas: a Ultracargo, a Única Indústria de Móveis e o WTC Business Club. Os candidatos devem estar cursando o nível superior ou ser recém-formados.

Ultracargo

A Ultracargo, empresa de manuseio e armazenagem de produtos especiais, atuante em portos e pólos industriais do Brasil, recebe inscrições para programa de estágio. Os candidatos devem ter formação prevista para 2010 em engenharia química, mecânica, de produção, elétrica ou de meio ambiente, além de inglês intermediário e conhecimento no pacote Office.
Os locais das vagas são Santos (SP) e Aratu (BA). As inscrições devem ser feitas pelo site www.veredarh.com.br.

Única Indústria de Móveis

A Única Indústria de Móveis oferece 10 vagas de trainees. O salário é de R$ 3 mil.
Os candidatos devem ter entre 24 e 28 anos e ensino superior completo ou em fase de conclusão nos seguintes cursos: administração, arquitetura, comércio exterior, ciências contábeis, engenharia de produção, direito e design (formados entre 2007 e 2008 ou em fase de conclusão até dezembro de 2009). Os interessados devem se cadastrar no site www.unicamoveis.com.br/projeteseufuturo

WTC Business Club

O WTC Business Club está com inscrições abertas para o 6º Programa de Formação de Jovens Executivos, que oferece 15 vagas. Os candidatos devem cursar nível superior com previsão de conclusão a partir de dezembro de 2010 nos seguintes cursos: administração, recursos humanos, marketing, direito, economia, comunicação, relações públicas, publicidade e propaganda e comércio exterior.
As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.wtcclub.com.br.

Fonte: G1 - Concursos e Emprego

Comissão propõe ao Executivo vagas em estágios a alunos do Prouni

A Comissão de Educação e Cultura rejeitou o Projeto de Lei 5723/09, da deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que reserva 30% das vagas de estágio nos órgãos da Administração Pública federal direta e indireta para alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

No entendimento do relator na comissão, deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), por se tratar de assunto cuja iniciativa cabe ao Poder Executivo, a tramitação correta deve ser de uma Indicação ao Executivo e não de um projeto de lei. Assim, ele apresentou parecer contrário ao projeto e, no mesmo relatório, sugeriu a apresentação de indicação.

Ubiali se baseou na Súmula 1/01 de recomendações aos relatores, editada pela própria Comissão de Educação e Cultura. Ela recomenda a rejeição, mas também o envio de indicações a quem de direito, sempre que houver mérito no conteúdo de um projeto recusado por vício de iniciativa.

Fonte: Tribuna do Brasil

Especialistas aconselham a antecipação da busca de estágio

O mercado de trabalho cada vez mais enxuto exige de jovens diversidade e experiência em seus currículos para conquistarem as vagas mais cobiçadas. No mundo corporativo, o diploma vale quase nada se não estiver acompanhado de um rol de atestados de capacitações e um bom conhecimento técnico e gerencial.

O mais básico requisito é o estágio, que, após a nova lei, ingressou em uma etapa de regulamentação e deve potencializar as experiências aos estudantes. Afinal, agora há regramento de carga horária e atividades específicas que devem ser observadas. Especialistas aconselham os jovens em graduação a buscar estágios assim que entrar na faculdade.

A dica é que estudantes busquem estágios que os ofereçam desafios e conhecimento diferentes dentro de sua área de formação, o que os ajudará a compreender melhor o mercado e desenvolver habilidades diversas. Para quem pretende se tornar executivo ou gestor, ingressar em programas de trainee na reta final do curso é fundamental.

E as oportunidades estão voltando, tanto para estágio quanto para trainees. Após o lançamento da nova Lei do Estágio, que coincidiu com a crise financeira internacional, as empresas reduziram as contratações, mas agora já voltam a abrir mais vagas aos estudantes.

Mesmo antes de entrar na universidade, opções de formação profissional e programas de treinamento estão à disposição dos futuros técnicos, executivos e gestores. A Junior Achievement (JA), entidade estadunidense com representações em diversos estados brasileiros, desenvolve junto a escolas programas que ensinam jovens a partir da 4ª série conceitos do mundo dos negócios, sustentabilidade e desenvolvimento pessoal.

Os 18 programas podem ser promovidos até o primeiro ano da faculdade, sem custos para as instituições de ensino e nem para os alunos. "A adesão aos programas preparam a pessoa para desde uma entrevista de emprego até os desafios que terão dentro de uma companhia", explica Renato Turk Faria, vice-presidente da JA no Rio Grande do Sul. No ano passado, 1,2 mil voluntários da entidade ensinaram 76 mil jovens em 74 municípios gaúchos.

Viagens ao exterior trazem amadurecimento e responsabilidade - e quando o jovem tem oportunidade de atuar em sua área de formação, têm peso de ouro. É o que relata a pedagoga recém-formada Laura Rucatti, 24 anos, que foi aprovada em um processo de seleção do programa Iaest da Central de Intercâmbio (CI), e teve sua chance de atuar na Europa.

No início deste ano, ela passou um mês e meio na Alemanha para participar de estágio no departamento de Segurança e Comportamento de Condutores, no Instituto de Pesquisas de Rodovias Federais. Seu trabalho era ajudar a criar campanhas de motoristas e dar suporte a estudos. "A experiência me deu novas ideias e apresentou um novo conceito de lidar com pessoas e campanhas educativas, e espero que isso me abra novas portas", planeja.

Fonte: Jornal do Comércio

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Recesso remunerado

A lei do estágio, aprovada no dia 25 de setembro de 2008, garante ao estudante que esteja estagiando o direito a recesso remunerado. Segundo o artigo 13 sempre que o estágio tenha duração de um ano ou mais, o estagiário tem direito a 30 dias de recesso, de preferência durante o período de recesso escolar.
Esse período de recesso deve ser remunerado caso o estagiário receba bolsa auxílio e esse benefício deve ser pago integralmente. O estagiário deve gozar desse recesso dentro da vigência do contrato. O tempo de recesso será proporcional ao tempo de trabalho, se o estudante estiver estagiando a seis meses terá direito a 15 dias de recesso.

Fonte: Coordenadoria Jurídica

Poder Judiciário do Mato Grosso do Sul abre inscrições para estagiários

De amanhã a 6 de dezembro estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Estudantes de Direito concorrentes a estágio no Poder Judiciário. O objetivo é formação de cadastro. O processo seletivo será composto pela aplicação de uma prova objetiva. As inscrições serão feitas pela internet, por meio do site do Tribunal (www.tjms.jus.br). No endereço eletrônico, será disponibilizado o formulário de inscrição do candidato. Após o preenchimento, o candidato deverá imprimir o boleto bancário no valor de R$ 20,00 que poderá ser pago em qualquer agência bancária. Os pagamentos deverão ser feitos até o dia 7 de dezembro.

Fonte: Correio do Estado (MS)

O que é mais importante: experiência ou títulos acadêmicos?

"Há habilidades que não se aprendem na escola. Os jovens precisam ter contato com profissionais que estejam no mercado, ouvi-los e conhecer sua experiência", ressaltou Gehringer.

Especialização


De acordo com o consultor, o crescimento do número de faculdades facilitou o acesso das pessoas ao Ensino Superior. Esta popularização da graduação fez com que os estudantes buscassem ampliar seus conhecimentos, por meio da pós-graduação e do mestrado. Porém, ele ressaltou que "uma tonelada de estudos não compensa um quilo de experiência".

Outro ponto ressaltado por ele é o aumento da exigência das empresas na qualificação dos profissionais na hora do preenchimento das vagas.

Exemplo disso é a contratação de caixas de banco. Na década de 1970, eles deveriam ter como pré-requisito somente o Ensino Fundamental, enquanto hoje é exigido curso superior completo e conhecimentos de inglês e informática.

Estágios


A maneira mais fácil de o jovem ganhar experiência no mercado de trabalho é por meio do estágio. "Esse aprendizado é vital para o desenvolvimento das pessoas, empresas e do País", afirmou o diretor-geral do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), Paulo Afonso Ferreira.

Para o jornalista Gilberto Dimenstein, os estagiários são responsáveis por manter as companhias aprendendo continuamente.

"O estágio não é um favor do empresário para o estudante. Muito pelo contrário: são os alunos que prestam um favor para a empresa", explicou, segundo a Agência CNI.

Fonte: Infomoney

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Governo do Estado do Espírito Santo abre inscrições para preencher 1.243 vagas de estágios

A partir desta quarta-feira (25), estudantes de nível Médio, Técnico e Superior podem se inscrever para concorrer a uma das 1.243 vagas de estágio que serão preenchidas a partir de fevereiro de 2010, nos órgãos e secretarias do Poder Executivo Estadual. As inscrições serão feitas exclusivamente pela Internet, por meio do site da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) – www.seger.es.gov.br. A ação faz parte dos programas Jovens Valores – Ensino Médio e Jovens Valores – Universitário.

Para os estudantes de nível Técnico e Superior, as inscrições estarão abertas desta quarta (25), até o dia 10 de dezembro. Para os estudantes de nível Médio, as inscrições estarão disponíveis até o dia 17 de dezembro. As vagas são para órgãos e secretarias do Estado localizados nos municípios da Grande Vitória – Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana – além de Cachoeiro de Itapemirim e Linhares.

Para concorrer a uma das vagas, o estudante deve acessar o site www.seger.es.gov.br e o link “Estágio”. Na página está disponível o edital de seleção com as informações e requisitos, além da ficha para inscrição. São 619 vagas para o Ensino Médio e 624 para Ensino Técnico e Superior.

Ensino Médio

Para concorrer a uma das vagas, o estudante deve ter idade mínima de 16 anos completos até o dia 1º de fevereiro de 2010. Para o Ensino Médio, os requisitos são: estar matriculado no 1º ou 2º ano do Ensino Médio da rede pública estadual, em escolas integrantes do Programa Mais Tempo na Escola.

Para o Ensino Médio, o processo seletivo será realizado em etapa única, com a avaliação de perfil socioeconômico do candidato, como renda familiar per capita; participação em programas sociais; evasão escolar; desempenho da escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para aferir o grau de vulnerabilidade social.

Ensino Técnico e Superior

Para concorrer a uma das oportunidades de Ensino Técnico e Superior, os requisitos são: estar matriculado e frequentando instituição de Ensino Técnico ou Superior. Para os universitários, o processo de seleção será realizado em duas etapas. A primeira consiste em aplicação de prova eliminatória, com data provável de 20 de dezembro de 2009.

A prova terá 30 questões, sendo 15 de interpretação de texto e 15 de conhecimentos gerais. O candidato deverá ter aproveitamento mínimo de 40%, para Ensino Técnico, e 50% para Ensino Superior. A segunda etapa do processo consiste em avaliação de perfil socioeconômico do candidato.

Oportunidade

Toda a contratação de estagiários a partir de 2010 será a partir do cadastro e do processo de seleção. Os estudantes selecionados ficarão em um cadastro de reserva e, mesmo que não sejam contratados na primeira oportunidade, ficarão no banco de dados de estágio para que, de acordo com a necessidade dos órgãos ou a partir da desistência ou desligamento de algum estagiário, possam ser convocados.

O valor da bolsa é de R$ 372,00, mais o vale transporte. O processo seletivo será executado pela ONG Universidade para Todos. Desta forma, o estudante não precisará encaminhar currículo para as secretarias e órgãos do Estado. As informações serão preenchidas online.

Os programas Jovens Valores – Ensino Médio e Jovens Valores – Universitário têm o objetivo de proporcionar ao estudante oportunidade de aprendizagem profissional, facilitando sua introdução ao mercado de trabalho, além de estimular o interesse pelo conhecimento, melhorando o seu desempenho escolar.

A duração do estágio é de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano, com uma jornada de 20 horas semanais, sendo 4 horas diárias. Para o estudante se manter no estágio, é necessário manter frequência mínima às aulas e ter aprovação nas disciplinas escolares.

Informações:
www.seger.es.gov.br ou ONG Universidade para Todos (27) 3225-2809.]

Fonte: Governo do Estado do Espírito Santo

Menos de 15% dos alunos experimentam um estágio

Pryscylla Dantas, 27, acaba de deixar o emprego em um escritório para se dedicar à área da Psicologia. “Estou no segundo período do curso mas já procuro um estágio porque acho importante começar cedo, é um diferencial para o currículo e a experiência vai me ajudar a escolher um campo de atuação quando formada”, diz. Não restam dúvidas de que o estágio é uma etapa imprescindível no amadurecimento profissional e facilitador de ingresso no mercado de trabalho.

Porém, no Brasil, menos de 15% dos alunos do Ensino Superior conseguem essa experiência na graduação. Entre os estudantes do Ensino Médio, a porcentagem é ainda menor: 5%. As estatísticas são do gerente nacional de estágio do Instituto Euvaldo Loli (IEL), Ricardo Romeiro. A profissionalização do estágio e maior oferta de vagas são, na opinião dele, os maiores desafios no país. “Há um batalhão de gente à procura de vagas”, comenta.

Na contramão da busca, a aprovação em setembro de 2008 da Lei 11.788, que regulamenta o estágio, retraiu as empresas e a oferta de vagas e, na época, diminuiu em 50%. “Mas já recuperamos 30% dessa queda”, diz Romeiro, que aponta duas razões para o ocorrido: aumento dos custos para manter um estagiário e a falta de conhecimento da lei por parte das empresas, instituições de ensino e dos próprios estudantes.

“Não houve um dia sequer para adequação e discussão do papel de cada um no processo de estágio. A lei trouxe mais custos, mas o impacto foi pequeno”, opina, e defende a regulamentação. “A nova legislação teve um impacto positivo e histórico para estagiários, porque deu direito a recesso (férias), fixou a carga horária de trabalho em seis horas e incluiu obrigatoriedade de todos os equipamentos de saúde e segurança no trabalho”, explica.

Ele ressalta a importância da prática de estágio supervisionada e vinculada a um plano de ensino da Instituição na qual o aluno estuda. “Houve um avanço considerável na prática porque promove um cunho educativo e profissionalizante ao estágio. Mas é preciso massificar o conhecimento sobre as mudanças”.

Além disso, Romeiro ressalta que pela primeira vez a sociedade discute o estágio com seriedade e vinculado ao processo educacional brasileiro, tendo como consequência a maior segurança para os envolvidos. “Adaptar o projeto pedagógico à realidade do estágio é uma das maiores dificuldades para as instituições de ensino hoje”.

Outro ponto favorável à regulamentação, para Romeiro, é o aquecimento da economia brasileira em diversos setores, como a indústria e a exportação, que aumenta a necessidade de mão de obra cada vez mais qualificada. “Nesse cenário, o estágio otimiza a oferta de profissionais competentes para atender ao mercado, e em menos tempo”, completa.

Fonte: Tribuna do Norte (Natal)

Estagiários e aprendizes do governo terão palestra sobre futuro profissional



“Quem é profissional do futuro?”. Esse é o título de uma palestra que a Escola de Governo, instituição vinculada ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), vai promover na próxima segunda-feira (30) a estagiários e aprendizes que atuam nos órgãos estaduais localizados em Curitiba.

Ministrada pelo consultor Marcelo Miranda Leal, especialista em Metodologia do Ensino Superior, a palestra vai ocorrer no auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias, em dois períodos: das 9h30 às 11h30, para os jovens que fazem estágio ou atuam como aprendizes no período da manhã; e das 14h30 às 16h30, para os que atuam no período da tarde.

Os estagiários e aprendizes interessados já podem se inscrever, pelo sítio da Escola de Governo (www.escoladegoverno.pr.gov.br). As unidades de recursos humanos das secretarias e autarquias estão sendo orientadas a estimular a participação dos jovens, explica a coordenadora do evento, Rosimeiry Mostachio. “O programa de estágios do Governo do Paraná busca contribuir para a formação desses jovens, e a palestra foi pensada para cumprir esse objetivo.”

OPORTUNIDADES - O programa ao qual se refere Rosimeiry foi implantado em 2004. Por meio dele, os órgãos públicos estaduais contratam os estudantes diretamente, sem a intermediação de outras instituições. Podem se cadastrar e concorrer a vagas alunos do ensino médio ou do ensino superior, maiores de 16 anos. O cadastro é feito pela internet, igualmente no sítio da Escola de Governo (no item “Central de Estágio”).

Também criado pelo Governo do Paraná em 2004, e sob coordenação da Secretaria de Estado da Criança e da Juventude, o Programa Aprendiz oferece oportunidade de profissionalização a adolescentes entre 14 e 18 anos, que cumprem medidas socioeducativas. Eles são contratados para atuar em auxílio a tarefas administrativas, de escritório, e recebem acompanhamento psicológico durante o trabalho de aprendizagem.

Fonte: Agência Estadual de Notícias (PR)

Governo abre estágios no Estado sob crítica dos sindicatos

Os sindicatos criticam a falta de visão estratégica do Governo no programa de 5000 estágios para licenciados na administração pública em 2010, que será hoje aprovado em Conselho de Ministros. Os lugares dirigem-se a jovens de menos de 35 anos, com pelo menos o grau de licenciatura.

A medida era uma promessa eleitoral e visa, refere-se em nota oficial, “combater o desemprego entre as camadas mais jovens da população activa, mas também fomentar a ocupação profissional dos jovens licenciados em funções compatíveis com os seus níveis de qualificação”. E ainda ser “uma oportunidade para modernizar os serviços públicos através de recursos humanos qualificados”.

A remuneração é a dos programas INOV-Jovem – dois salários mínimos e ajudas de custo (cerca de 900 euros). Mas desconhece-se o que acontecerá no final do estágio.

Em resposta ao PÚBLICO, o Ministério das Finanças sublinhou nunca ter havido “um programa de estágios dirigido a um universo tão amplo ”. O último foi em 2006, envolveu 2000 estagiários, só que o seu contributo nunca foi avaliado. Mas quanto a expectativas futuras, qualquer ingresso na administração pública terá de passar por concurso.

O decreto-lei será ainda apreciado em concertação social. Mas dirigentes sindicais mostram-se já críticos. A CGTP e o Sindicato dos Quadros Técnicos (STE) entendem o alcance da medida no combate ao desemprego, ainda que limitado e avulso. Entre os 547,7 mil desempregados que havia no terceiro trimestre deste ano, cerca de 64,3 mil possuíam um grau superior de qualificação e três quartos desses tinham menos de 35 anos (47,3 mil pessoas). Em Outubro passado, estavam inscritos nos centros de emprego 48.162 pessoas com qualificações superiores. Mas a execução média dos programas de emprego por medida do IEFP (nos quais se inserem os estágios profissionais) estavam, em Setembro passado, a menos de metade da meta.

Os sindicatos criticam que as necessidades dos serviços públicos sejam preenchidas por estagiários, sem que se abram concursos, com a agravante de serem dispensados no final. Arménio Carlos, da comissão executiva da CGTP, defende que os estágios deveriam transformar-se em postos de trabalho. O Estado tem de ter uma visão estratégica do que pretende dos seus serviços. Bettencourt Picanço, do STE, salienta que as experiências passadas mostram que os estagiários não ficam na administração, o que – a verificar-se desta vez – pode colocar em causa o objectivo de modernização dos serviços.

Fonte: Público

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Cine PROE mostra a importância do consumo consciente


O Programa de Complementação Educacional - PROE de Palotina apresentou neste sábado, dia 21, na ACIPA o cine PROE: HOME - Nosso planeta nossa casa.

O documentário traça um perfil da Terra, desde a sua criação até os dias atuais. Choca pelo que a humanidade tem feito com o planeta Terra nos últimos 50 anos.
Mostra ainda que consumir muito mais do que se necessita, termina por um esgotamento da terra, do seu subsolo.

Consumimos em excesso e estamos extinguindo os recursos da Terra. Do ar, é fácil ver estas feridas. O que realmente quero é que as pessoas cujo consumo tem um impacto direto sobre a Terra, percebam a necessidade de mudar seu modo de vida depois de assistirem o filme”, diretor Yann Arthus-Bertran.]

Fonte: ACIPA

Defensoria Pública abre inscrições para contratação de psicólogo e estagiários

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para a contratação temporária de psicólogo e estagiários para a Defensoria Pública do Estado. As inscrições começaram dia 23, e prosseguem até amanhã, 25.

São oferecidas cinco vagas, sendo uma para psicólogo e quatro para estagiários, duas para os acadêmicos de Direito e duas para os acadêmicos de Psicologia, que estejam cursando a partir de 7º período.

A seleção será por análise curricular e entrevista. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem no mínimo 60% dos pontos correspondentes à analise do currículo e da entrevista.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no departamento de Recursos Humanos da Defensoria Pública, das 8 às 12h e das 14 às 17h. O formulário de inscrição (modelo curriculum vitae) está disponível no próprio departamento, e não é necessária a apresentação do curriculum vitae. A sede da DPE fica na avenida Sebastião Diniz, 1165, Centro.

Os candidatos devem levar os originais de toda documentação pessoal para o preenchimento do formulário de inscrição, com a finalidade de averiguar e comprovar as informações prestadas.

O Processo Seletivo Simplificado é composto de cinco etapas, inscrição, análise curricular, convocação dos classificados para a entrevista, entrevista e divulgação do resultado final, que está previsto para o dia 3 de dezembro. Os aprovados vão atuar no Centro de Referência em Direitos Humanos de Roraima, sob a coordenação no Núcleo da Câmara de Conciliação.

Segundo o defensor público-geral, Oleno Matos O processo Seletivo é resultado de um convênio firmado entre a Defensoria Pública e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. “Nossa proposta é concluir esse processo o mais rápido possível, de modo que o Balcão de Direitos comece a funcionar no início de 2010”, disse.

Convênio
A Defensoria Pública do Estado e a União, por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, assinaram convênio que permitirá a criação do Centro de Referência em Direitos Humanos em Roraima. O acordo contará com um investimento da ordem de R$ 156 mil.

O documento que formalizou a parceria no plano de trabalho foi assinado pelo defensor público-geral, Oleno Matos, e o secretário-adjunto da SEDH, Rogério Sottili. “A nossa parceria garantirá um balcão fixo em Boa Vista e quatro itinerantes nos municípios de Caroebe, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luiz do Anauá”, explicou o defensor.

Ainda conforme Oleno, a iniciativa vai oferecer atendimento jurídico, psicológico, social e de assistência como mediação de conflitos, com a finalidade de desafogar os processos que tramitam no Judiciário.

O plano de trabalho adere legalmente ao Programa de Ações Afirmativa do Decreto 4.228, que estabelece meios estratégicos para superar situações de violação de direitos, pactuando responsabilidades e compromissos.

Fonte: BV News - Roraima

Projeto de lei visa ampliar estágios na área da saúde

Um Projeto de Lei que começa a tramitar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais no mês de novembro pretende estimular a oferta de estágios por parte das Instituições hospitalares que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ou que recebem recursos do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais (Pró-Hosp).

O deputado Ruy Muniz (líder DEM), autor do projeto, entende que a formação acadêmica adequada de alunos que estudam a área de ciências da saúde, depende desse contato prático direto com a profissão. Os estágios devem estar amparados na Lei Federal 11.788, de 2008 e de acordo com as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação. O critério para a seleção dos estagiários caberá a cada uma das instituições, que deverão divulgar, semestralmente, os requisitos do processo seletivo para o preenchimento das vagas.

Fonte: Norte de Minas

Mais de mil vagas de estágio são abertas em Espírito Santo.

O Governo do Espírito Santo vai abrir, a partir da próxima quarta-feira(25), 1243 vagas de estágio para os níveis médio, técnico e superior que serão preenchidas a partir de fevereiro de 2010, nos órgãos e secretarias do Poder Executivo Estadual.

Para os estudantes de nível Técnico e Superior, as inscrições estarão abertas nesta quarta (25), até o dia 10 de dezembro. Para os estudantes de nível Médio, as inscrições estarão disponíveis até o dia 17 de dezembro. As vagas são para órgãos e secretarias do Estado localizados nos municípios da Grande Vitória - Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana - além de Cachoeiro de Itapemirim e Linhares.

Para concorrer a uma das vagas, o estudante deve acessar o site www.seger.es.gov.br e acessar link "Estágio". Na página, estará disponível o edital de seleção com as informações e requisitos, além da ficha para inscrição. São 619 vagas para o ensino médio e 624 para ensino técnico e superior.

Ensino médio

Para concorrer a uma das vagas, o estudante deve ter idade mínima de 16 anos completos até o dia 1º de fevereiro de 2010. Para o ensino médio, os requisitos são: estar matriculado no 1º ou 2º ano do Ensino Médio da Rede Pública Estadual, em escolas integrantes do Programa Mais Tempo na Escola.

O processo seletivo será realizado em etapa única, com a avaliação de perfil sócio-econômico do candidato, como renda familiar per capita; participação em programas sociais; evasão escolar; desempenho da escola no ENEM, para aferir o grau de vulnerabilidade social.

Ensino superior

Quem for concorrer a uma das oportunidades de ensino técnico e superior,é necessário estar matriculado e frequentando instituição de ensino técnico ou superior. Para os universitários, o processo de seleção será realizado em duas etapas. A primeira consiste em aplicação de prova eliminatória, com data provável de 20 de dezembro de 2009.

A prova terá 30 questões, sendo 15 de interpretação de texto e 15 de conhecimentos gerais. O candidato deverá ter aproveitamento mínimo de 40%, para ensino técnico, e 50% para ensino superior. A segunda etapa do processo consiste em avaliação de perfil sócio-econômico do candidato.

Toda a contratação de estagiários a partir de 2010 será a partir do cadastro e do processo de seleção. Os estudantes selecionados ficarão em um cadastro de reserva e, mesmo que não sejam contratados na primeira oportunidade, ficarão no banco de dados de estágio para que, de acordo com a necessidade dos órgãos ou a partir da desistência ou desligamento de algum estagiário, possam ser convocados.

O valor da bolsa é de R$ 372,00, mais o vale transporte. O processo seletivo será executado pela ONG Universidade para Todos. Desta forma, o estudante não precisará encaminhar currículo para as secretarias e órgãos do Estado. As informações serão preenchidas online.

A duração do estágio é de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano, com uma jornada de 20h semanais, sendo 4h diárias. Para o estudante se manter no estágio, é necessário manter frequência mínima às aulas e ter aprovação nas disciplinas escolares.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela Internet, por meio do site da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) - www.seger.es.gov.br, no qual é possível se informar melhor. Informações também podem ser obtidas pelo telefone (27) 3225-2809.

Produção de curta-metragem tem cinco vagas de estágio em Rio Preto

O cineasta e roteirista Alexandre Estevanato e o diretor de fotografia Fábio Roger procuram cinco estagiários para a produção do curta-metragem “Entre Frestas”.

O filme, que será produzido em Rio Preto no mês que vem, traz a história de um homem que vive cercado por frestas, o que desencadeia uma fúria repentina e o transforma em um assassino em série.

Interessados devem ter mais de 18 anos e participar de uma entrevista neste sábado, às 14h, na rua João Teixeira, 482, no Santa Cruz. Além da experiência, os selecionados vão receber certificados de estágio.

Este é o quinto trabalho no cinema de Alexandre em quatro anos. “Pretendemos fazer com que a indústria do audiovisual esteja sempre em funcionamento.”

Fonte: Rede Bom Dia

Inscrições abertas para estágio no projeto Recreio nas Férias



Estão abertas as inscrições para estudantes que desejam trabalhar durante o projeto “Recreio nas Férias” do Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte. O projeto que visa a beneficiar centenas de crianças em situação de vulnerabilidade social terá suas atividades realizadas de 18 a 22 de janeiro.

Segundo a diretora da Unidade de Esportes, Maria de Lourdes Amaral de Matos, que é a coordenadora geral do programa Segundo Tempo no Município, estudantes de qualquer curso superior podem participar. Estão sendo disponibilizadas 20 vagas de estágio. Serão 60h de trabalho com direito a bolsa do Ministério do Esporte.

Os interessados devem realizar a inscrição na sede da Secretaria Municipal de Turismo, Esportes e Lazer (SMTEL), de segunda à sexta-feira, das 13h às 19h. Para participar da seleção basta levar currículo.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Alunos do Fies e do Prouni podem ter reserva de vagas de estágio

Autora do Projeto, deputada Vanessa Grazziotin

A Câmara analisa o projeto de lei, da deputada, Vanessa Grazziotin (PCdoB-MA), que reserva 30% das vagas de estágio nos órgãos da administração pública federal direta e indireta para alunos desses programas.

Pelo projeto, os alunos devem comprovar frequência às aulas, e a renda do estágio não deve alterar o padrão no qual os estudantes foram enquadrados para efeitos do financiamento.

Para Vanessa Grazziotin, o projeto deve ajudar os alunos a permanecerem na faculdade, já que o estágio pode proporocionar uma remuneração aos estudantes do Fies e do Prouni.

A proposta deve ser analisada por três comissões da Câmara e não precisará ser votada pelo Plenário.

Fonte: Região Noroeste.com

Chances de se obter um estágio crescem no fim do ano

No final do ano, são maiores as chances de estudantes de diversas áreas conseguirem uma vaga de estágio. Neste período, muitas empresas encerram seus contratos com estudantes que já completaram seus períodos de capacitação e abrem novas oportunidades.

Atualmente, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) está disponibilizando em seu cadastro cerca de 1500 vagas de estágio em todo estado. Só na capital, a oferta é de 630 vagas.

“As oportunidades costumam ser maiores nos finais de ano porque muitos contratos são feitos com validade até 31 de dezembro. Além disso, muitos estudantes se formam e deixam de ser estagiários”, afirma o presidente do CIEE/PR, Luiz Nicolau Maeder Sunyé.

As vagas podem ser conhecidas através do site www.cieepr.org.br, do e-mail presidente@cieepr.org.br ou do telefone (41) 3313-4307. Atualmente, o maior número de ofertas costuma acontecer nas áreas de Economia, Administração, Contabilidade, Direito, Pedagogia e Informática.

Qualificação

Outra oportunidade que pode ser aproveitada por estudantes é um curso de qualificação profissional gratuito disponibilizado pela Petrobras, em parceria com a Agência do Trabalhador.

O mesmo é voltado para pessoas com mais de 18 anos, que já tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio e tenham vontade de aprender a trabalhar como operador de postos de combustíveis, frentista, atendente de loja de conveniência e lava carros.

A qualificação começa em 7 de dezembro e tem duração de cerca de três meses (total de 508 horas), com aulas teóricas e práticas. Os participantes irão receber uma bolsa auxílio no valor de R$150,00, auxílio alimentação de R$ 5,00 por dia e dois vales transporte diários.

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 30, no Posto Escola BR (Rua Capitão Leônidas Marques, 235, Jardim das Américas). É necessário apresentar cópia do RG, CPF, título de eleitor, certificado de reservista (para os homens) e comprovante de residência.

Fonte: Paraná Online

Defensoria Pública de SP encerra inscrições para 63 vagas de estágio

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo encerra nesta terça-feira (24) as inscrições para concurso regionalizado para estagiários de direito. São 59 vagas divididas entre as Regionais Leste, Sul, Norte-Oeste e Criminal na capital. Outras 4 vagas são destinadas para a Regional de Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana. As inscrições são gratuitas.

Os candidatos podem se inscrever em uma das cinco regionais para onde se destinam as vagas. O horário para entrega da inscrição é das 10h às 17h. Apenas na Regional Criminal da Capital é das 13h às 17h.

A ficha de inscrição e o edital com todas as informações sobre o concurso, inclusive os endereços para entrega da ficha de inscrição, estão disponíveis no site www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/concursos.

O estágio tem carga horária de 20 horas semanais e o valor da bolsa é de R$ 671,61.

O concurso é composto de uma prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, e avaliação de títulos, de caráter classificatório. A prova escrita terá a duração de três horas e meia e está prevista para o dia 29 de novembro, das 8h30 às 12h.

Fonte: G1

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Amcham abre seleção para estagiários e profissionais no Recife

A Câmara Americana de Comércio no Recife (Amcham-Recife) abriu inscrições para interessados em participar do processo seletivo para novos funcionários e estagiários que vão atuar no escritório do Recife. Para concorrer às vagas, os candidatos precisam possuir nível superior (graduado) ou ser universitário (no caso de vaga de estágio) dos cursos de Administração, Relações Internacionais, Publicidade e Propaganda ou Marketing.

O processo seletivo para contratação de novos colaboradores será iniciado ainda em dezembro deste ano e inclui teste de inglês, dinâmica de grupo, painéis e entrevistas. Os selecionados para as vagas de novos funcionários da entidade vão cumprir um jornada de 40 horas de trabalho e receber salário fixo e remuneração variável, além de benefícios como seguro de vida, vale refeição, assistência médica e odontológica.

No caso de vagas de estágio, os selecionados vão receber bolsa auxílio e terão que cumprir uma jornada de quatros horas. As inscrições para o processo seletivo seguem até o próximo dia 2 de dezembro (quarta-feira).

Interessados devem enviar currículos para o e-mail alessandra.andrade@amchambrasil.com.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3223-0000 ou pelo site da Acham.

AMCHAM
A Amcham (Câmara Americana de Comércio) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, com 5.400 sócios. Do total das companhias sócias, 80% são brasileiras, 13% americanas e 7% de outras nacionalidades.

A Amcham Brasil é a segunda maior câmara americana de comércio do mundo, a maior fora dos Estados Unidos. Sua missão é servir os associados, influenciar políticas públicas entre os dois países, promover o comércio, o investimento e a cidadania empresarial.

Concursos e Estágios - Ministério da Saúde

Ministério da Saúde - O concurso para preenchimento de 805 vagas de nível médio e nível superior do Ministério da Saúde teve suas inscrições e pedidos de isenção de taxa prorrogados até hoje, 20 de novembro. Os interessados devem inscrever-se exclusivamente no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos. As taxas custam R$ 38 (nível médio) e R$ 44 (nível superior). Devido à ampliação do prazo de inscrições, o Ministério da Saúde também prorrogou para 4 de dezembro a entrega da documentação e laudo médico dos candidatos que pretendem concorrer às vagas destinadas aos deficientes físicos. A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 10 de janeiro de 2010.São oferecidas 805 vagas em 25 cargos. A remuneração varia de R$ 1.910,95 a R$ 2.643,28.

Concursos e Estágios - Previdência Social

O Ministério da Previdência Social (MPS) abriu concurso para 178 vagas de nível médio e nível superior. São oferecidas 165 para Agente Administrativo, 10 vagas para Técnicos em Comunicação Social (Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda), e 3 para Administrador. A remuneração para nível médio é de R$ 1.910,95 e para nível superior, R$ 2.222,72. As inscrições vão até 6 de dezembro, e deve ser feita pelo site.

Ministério target=_blank>www.cespe.unb.br/concursos/mps2009.

Aberta seleção para estágio em parque temático dos Estados Unidos

Estudantes universitários interessados em fazer estágio em um dos maiores parques temáticos do mundo, o Six Flags, já podem deixar a mala encaminhada. No próximo dia 3 será feita a seleção dos interessados, que devem estar matriculados nos cursos de Turismo/Hotelaria ou Administração e suas variantes, como marketing, gestão, negócios etc. Estudantes de outros cursos que não sejam dessas áreas não podem participar.

Segundo o gerente de marketing da agência que organiza a seleção, a Travelmate, Eduardo Heidemann, os empregadores americanos estarão em Curitiba, no próximo dia 3, mas para poder participar da seleção é necessário que os universitários interessados se inscrevam antes no programa, no máximo até o dia 2 de dezembro. “Precisamos selecioná-lo antes, ou seja, não adiantará aparecer na hora”, frisa. Para se inscrever é preciso entrar em contato com a Travelmate, pelo telefone (41) 3014-4199.

Heidemann diz que os estudantes selecionados terão a oportunidade de utilizar na prática profissional o inglês e aprender mais sobre a cultura do país. “O Six Flags tem diversos parques nos Estados Unidos e o estágio poderá ser desenvolvido de março a novembro do próximo ano”, explica.

O gerente acentua que o Six Flags possui um dos maiores parques temáticos do mundo e tem um programa bem estruturado de contratação de estagiários estrangeiros. “Já temos pessoas estagiando lá”, diz. Os parques para os estágios ficam na região de Nova York, Boston e Chicago. No país há outras unidades do Six Flags.

Serão aceitos candidatos entre 19 e 35 anos com inglês avançado, com no mínimo dois anos cursados na faculdade (dentro de uma das áreas mencionadas) ou formados até 12 meses nestas áreas. As vagas terão início entre março e abril de 2010 e término em novembro do mesmo ano.
A remuneração será de US$ 7,25 a US$ 9,00 por hora, conforme função e parque. A média de trabalho é de 20 a 40 horas semanais.

Mais informações pelo telefone (41) 3014-4199, ou na Rua Emiliano Perneta, 725, em Curitiba. Ou ainda pelo site www.travelmate.com.br ou

Cadastro de estudantes para estágio tem início em Mato Grosso

Estudantes mato-grossenses que querem começar 2010 ocupando uma vaga de estágio devem se apressar. A partir dessa semana até a primeira quinzena de dezembro institutos que fazem intermediação de vagas começam a selecionar candidatos para as vagas abertas com o término do contrato dos estagiários que se formam este ano. Há oportunidades para diversas áreas, que dão chance aos alunos de unirem teoria à prática, e que dependendo do desempenho, o estágio pode se transformar em uma contratação efetiva. No Centro Integrado Empresa Escola (CIEE) em Cuiabá, o coordenador Ugo Subtil, afirma que neste período costumam ser ofertadas em torno de 1 mil vagas e que por isso é considerada a melhor época do ano para procurar estágio.

"Nesses dois meses as empresas dispensam os alunos que se formam e contratam novos estagiários", diz ao acrescentar que dados do instituto apontam que 60% das empresas que contratam estagiários acabam efetivando o profissional após ele se formar. Subtil complementa dizendo que a contratação vai depender do empenho do estagiário.

O coordenador salienta ainda que o sucesso obtido pela empresa em um programa de estágio vai estimulá-la ofertar maior número de vagas no próximo ano, em setores que antes não contavam com esse tipo de mão-de-obra. "Depois da implementação da Lei do Estágio (11.788/2008) houve uma retração das ofertas de estágios porque as empresas tiveram que se adequar, assim como as instituições de ensino. Contudo, agora a quantidade de vagas está sendo retomada, com boas perspectivas para 2010".

A legislação que regulamenta o estágio entrou em vigor em setembro do ano passado. Até seis meses após a implementação da lei, as vagas haviam "sumido", mas aos poucos estão surgindo. Um dos motivos para esse "desaparecimento", que durou dois meses foi com relação aos direitos dos estagiários, já que os estudantes foram beneficiados em vários pontos. Agora os estudantes têm direito a recesso remunerado, de preferência durante as férias escolares, carga horária de seis horas diárias, ou 30 semanais, vale transporte e jornada reduzida no período de provas.

As modificações na lei foram superadas e uma demonstração de que a situação está se normalizando pode ser comprovada pela quantidade de vagas ofertadas em setembro deste ano no Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que aumentou 40%. A coordenadora de Estágio do instituto, Anelise Waldschmidt, conta que em setembro do ano passado foram abertas 36 vagas e que este ano o número subiu para 82. "Em outubro de 2008 tínhamos duas vagas e este ano saltou para 60, uma recuperação expressiva".

O IEL traz oportunidades para diversos cursos. Para se candidatar a uma das vagas, o aluno deve se cadastrar (mesmo procedimento adotado pelo CIEE) e estar atento às oportunidades ofertadas. Quando se interessar por algo é só se dirigir à sede do instituto, que vai fazem o encaminhamento à vaga. Já os alunos do Ensino Médio estão com mais dificuldade para estagiar, justamente por causa da nova legislação que limita a quantidade de estagiários de acordo com o de empregados.

Fonte: A Gazeta

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

ACIPA implanta PROE currículos

Colaboradores da ACIPA são treinados para implantação do PROE currículos


A associação comercial recebeu a visita, no último dia 13, da coordenadora comercial do IPROE (Instituto PROE), Beatriz Meurer para realizar o treinamento do PROE currículos com as colaboradoras da ACIPA.


Participaram do curso: Eliane Scheeren, Maíra Cristina de Moraes, Michele Sabino Gomes e Augusta Costa. No período da manhã foram visitadas as empresas C.Vale e Iriedi e o colégio Santo Agostinho, onde foram apresentadas propostas de parcerias.


Na parte da tarde as colaboradoras aprenderam como irá funcionar o sistema e como proceder na venda e divulgação do novo produto.


O sistema do PROE Currículos estará disponível para teste a partir do final do mês de novembro até o mês de fevereiro de 2009, quando acontece o lançamento oficial do serviço.


PROE CURRÍCULOS


O PROE Currículos cadastra e mantêm em seu banco de dados pessoas interessadas em iniciar uma carreira profissional, bem como as empresas interessadas em contratar funcionários, fazendo a ligação entre ambos por meio da abertura de vagas.


Com a inscrição, o candidato tem acesso à consulta das oportunidades de emprego existentes, aos cursos de capacitação e palestras gratuitas oferecidas pelo PROE Currículos, além de ter acesso à modelos de currículos e dicas sobre entrevistas de emprego, comportamento, marketing pessoal e relações interpessoais.


O PROE Currículos é um serviço local, que atua no cadastramento de pessoas, empresas e vagas no âmbito local (cidades e regiões metropolitanas). Assim, o cadastramento é feito obedecendo aos limites geográficos, facilitando assim o RH das empresas na seleção e contratação de novos profissionais.


O PROE Currículos é um produto ofertado pelo sistema de Associações Comerciais e busca levar até as empresas usuárias maior facilidade na localização de mão de obra qualificada. O PROE Currículos conta com cadastro de profissionais aptos a atuar nas mais diversas áreas.

TRT anuncia processo seletivo para estágio em Direito

O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região acaba de publicar edital para realização de processo seletivo para estágio na área de Direito. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no período de 18 a 27 de novembro, nas coordenadorias de estágio das instituições de ensino conveniadas, a Universidade Federal de Sergipe, a Universidade Tiradentes, Faculdade de Sergipe, Faculdade ‘Ages’ (Paripiranga/Bahia) e também no Setor de Treinamento e Aperfeiçoamento do TRT, localizado no 1º andar do edifício sede. O valor da bolsa-estágio é de R$ 570,00.

O processo seletivo, que será realizado no dia 5 de dezembro, destina-se ao preenchimento de treze vagas e formação de cadastro de reserva. Os candidatos poderão desenvolver suas atividades no TRT e nas Varas do Trabalho da capital e do interior. Os estagiários deverão cumprir jornada de 20 horas semanais, de acordo com o horário de funcionamento da unidade. A finalidade do estágio é proporcionar ao estudante experiência prática na sua linha de formação, concedendo-lhe complementação do ensino e da aprendizagem. Poderão inscrever-se para a seleção os alunos regularmente matriculados nos cursos de Direito que tenham cursado mínimo de 50% dos créditos (até a assinatura do termo de compromisso de estágio) e obtido média curricular mínima de 5,0 em cada matéria indicada no edital.

Defensoria Pública de SP seleciona para 63 vagas de estágio

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo abriu inscrições para concurso regionalizado para estagiários de direito. São 59 vagas divididas entre as Regionais Leste, Sul, Norte-Oeste e Criminal na capital. Outras 4 vagas são destinadas para a Regional de Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana. As inscrições são gratuitas.

Os candidatos podem se inscrever até 24 de novembro em uma das cinco regionais para onde se destinam as vagas. O horário para entrega da inscrição é das 10h às 17h. Apenas na Regional Criminal da Capital é das 13h às 17h.

A ficha de inscrição e o edital com todas as informações sobre o concurso, inclusive os endereços para entrega da ficha de inscrição, estão disponíveis no site www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/concursos.

O estágio tem carga horária de 20 horas semanais e o valor da bolsa é de R$ 671,61.

O concurso é composto de uma prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, e avaliação de títulos, de caráter classificatório. A prova escrita terá a duração de três horas e meia e está prevista para o dia 29 de novembro, das 8h30 às 12h.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Alunos da UFGD (MS) podem fazer estágio remunerado no exterior

Devido à assinatura de um Protocolo de Intenções entre a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e a ABIPE (Associação Brasileira de intercâmbio Profissional e Estudantil), os alunos da UFGD podem participar do Programa IAESTE. O Programa oferece estágio no exterior, relacionado à área de estudo, por um período que varia de dois a doze meses, com uma bolsa que tem como base o custo do padrão de vida do país anfitrião, sendo o suficiente para cobrir as despesas com alojamento, alimentação e transporte do aluno.

Dentre as instituições ou empresas onde é possível realizar o estágio, há empresas como BASF, Kraft Foods, Phillips, BOSCH, Microsoft, Siemens, Bayer e até escritórios e empresas de pequeno porte. As Universidades estrangeiras também oferecem vagas, sendo que no ano de 2008 as Universidades Sttutgard
University, Queens University Belfast, University London College,
Edinburgh University, University Mainz e Bonn University ofereceram vagas para o Programa.

Para participar do Programa é necessário ser aluno regularmente matriculado na UFGD (graduação ou pós-graduação), com idade entre 18 e 28 anos, e possuir fluência em outro idioma (os estudantes com conhecimento exclusivo dos idiomas português ou espanhol terão oportunidades restritas aos países que falam estes idiomas).

Os alunos interessados deverão se inscrever até o dia 30/11 pelo site www.ci.com.br, escolhendo a CI Campo Grande para inscrição e impressão do boleto bancário. Para efetivar a inscrição o aluno deve enviar comprovante de pagamento para o endereço eletrônico campogrande@ci.com.br. O custo da inscrição é de R$ 76,00 (setenta e seis reais). Além da inscrição, caso o aluno seja selecionado, haverá custos adicionais como Taxa de Intercâmbio, Taxa garantia reembolsável, passagens, seguro viagem e outros, dependendo o país escolhido.

Segundo a CI as áreas com maior possibilidade de participação são: Engenharia (todas), Arquitetura, Farmácia, Química, Tecnologia, Biologia e Bioquímica. Com possibilidades intermediárias são: Hotelaria e Turismo, Administração e Marketing, Economia e Finanças, Relações Internacionais, Comércio Exterior e Veterinária. Além destas, há oportunidades para as áreas de Comunicação, Geografia, Letras e Direito.

Para mais informações, consultar o site da CI (www.ci.com.br) ou contatar diretamente a CI Campo Grande pelo telefone (67) 3027-2430.

Aprovado estágio visita no Senado

Como forma de divulgar o cotidiano da atividade parlamentar entre os estudantes universitários, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (18), parecer favorável do senador Osmar Dias (PDT-PR), com duas emendas, a projeto que cria o estágio-visita no Senado. A matéria ainda será examinada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e pela Comissão Diretora do Senado, antes de ir a Plenário.

De acordo com o projeto (PRS 11/09), o estágio-visita é um programa de natureza educativa, que prevê a realização de visitas orientadas e participação em palestras, conferências e seminários sobre o funcionamento do Legislativo, em especial do Senado, com duração máxima de cinco dias corridos.

A proposição, de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), estabelece ainda que poderá participar do estágio-visita qualquer estudante universitário maior de 18 anos que não tenha integrado outro programa similar no âmbito do Senado. Na emenda de sua autoria, Osmar Dias recomenda que os critérios de seleção para o estágio-visita sejam definidos pela Comissão Diretora do Senado, observados os princípios do artigo 37 da Constituição para a Administração Pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

O número de estagiários-visitantes será limitado a 40 em cada edição. Já o número de edições será fixado pela Comissão Diretora no início de cada sessão legislativa. O PRS 11/09 estabelece ainda que o estágio não será remunerado nem criará qualquer vínculo empregatício, devendo os estagiários que cumprirem freqüência integral receber certificado de participação no programa.
O relator também acolheu emenda do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) para suprimir do projeto a previsão de o Senado oferecer alimentação para os estagiários-visitantes e, para os que não residam no Distrito Federal, hospedagem. Demóstenes argumentou que o momento é inadequado para a criação de novas despesas.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Cine PROE apresenta: HOME – Nosso planeta nossa casa

O Programa de Complementação Educacional – PROE de Palotina apresenta neste sábado, dia 21, na ACIPA das 08:30 às 10:00 o cine PROE: HOME – Nosso planeta nossa casa. O documentário aborda o desenrolar da história da evolução do planeta Terra e das espécies que o habitam, desde suas origens. Trata especificamente sobre a interferência do homem no equilíbrio do planeta.

O objetivo é promover a reflexão sobre a responsabilidade de nossas ações frente a natureza. Conscientizá-los de que o ser humano é capaz de frear o processo de destruição do planeta, criando agentes difusores do consumo, responsáveis e de respeito ao planeta que nós habitamos.

Maringá deve abrir 660 vagas de estágio até janeiro

Por volta de 660 vagas de estágio para estudantes de cursos técnicos e do ensino superior serão abertas em Maringá até janeiro de 2010. E a expectativa é que esse número cresça nos meses seguintes. A previsão foi feita por três entidades e uma empresa que ofertam oportunidades para jovens estudantes no município.

Muitas indústrias entram em recesso e não contratam, mas ela avisa aos candidatos a uma vaga de estágio que este é o momento de procurar oportunidades para o ano que vem. “Quando surge uma vaga, temos dificuldade de encaminhar alunos porque muitos estão em férias. Quem corre atrás de vaga e faz cadastro neste período sai na frente e consegue a vaga antes dos que ainda não se preocuparam em se cadastrar.”

Cem vagas de estágio devem ser abertas até janeiro pelo Programa de Orientação Educacional (Proe), da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). A maioria das oportunidades deve ser ofertada para estudantes da área administrativa. “Esse número deve crescer ainda mais até fevereiro, quando os estudantes já retornaram às aulas e as empresas voltam à ativa”, afirma a coordenadora do Proe, Adrieli Rodrigues de Melo. A entidade mantém 690 estagiários em empresas de Maringá, Sarandi, Marialva e Mandaguari.

Fonte: O Diário do Norte do Paraná

Bloqueio do login de acesso ao sistema do PROE

Como já é de conhecimento, o IPROE mantém como padrão o bloqueio do login do operador que não acessar o sistema em sete dias. Essa ação é necessária para evitar que pessoas que não estão mais ligadas as ACE´s tenham acesso ao sistema. Após o bloqueio somente as coordenadorias do IPROE tem acesso a desbloquear os logins.

Para tanto orientamos a todos os operadores que realizem uma rotina semanal de acesso ao sistema (ex. toda segunda-feira) para evitar o bloqueio e facilitar a sua rotina de trabalho no PROE local.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PROE PARTICIPA DE CONGRESSOS EM GUARUJÁ


O Programa de Complementação Educacional (PROE), participou do 19º Congresso da CACB e o 10º Congresso da Facesp que aconteceram simultaneamente nos dias 14, 15 e 16 de outubro, na cidade de Guarujá (SP) com um público estimado de 1.600 pessoas.

Segundo o administrador regional do PROE, Afonso Lamounier de Moura a participação do PROE no evento foi muito positiva. "Tivemos um painel para apresentar o Proe, onde estavam representantes de vários estados brasileiros, desejando implantar o Proe. Também, no estande da Facesp, pudemos esclarecer e atender representantes de várias Associações Comerciais do Brasil, isso foi muito significativo para nós," afirma Moura.

Para Moura, além da divulgação, eventos como esse possibilita novos contatos, amplia os horizontes do Programa, apresenta como é a atuação do Proe e quais são as vantagens de tê-lo como um produto das Associações Comerciais (ACE's). "O Proe já é o maior agente de integração no Estado de São Paulo, com mais de 90 cidades atendidas, e prevemos que um futuro próximo o Proe seja também o maior em número de estudantes em estágio, pois tem todos os elementos necessários para que isso aconteça" completa Moura.


PROE Estágios: seu futuro profissional já começou.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Pensar no futuro requer uma ação valorosa no presente!
Planejamento e atitude,
esse é o grande passo para conquistar tudo o que deseja.
PROE Estágios presente em sua vida!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Grandes ideias estão relacionadas com ação.
PROE presente em sua vida! Por que aqui seu futuro profissional já começou.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009


Crie sua oportunidade de estágio aqui PROE

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi promete mudanças na nova lei de estágio

Segundo a reportagem da jornalista Michele Loureiro do Diário do Grande ABC, o ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi diz que a legislação que dispõe sobre os estágios precisa de sanções urgentes. "É natural que uma lei que foi aprovada no epicentro da crise econômica mundial não tenha dado 100% certo. Com as alterações, o empresariado se viu encurralado na hora de contratar estagiários, uma vez que os custos aumentaram, pois há uma série de benefícios novos concedidos aos estudantes", defendeu o ministro.

Lupi afirmou que até a primeira quinzena de novembro, o Ministério do Trabalho e Emprego vai divulgar cartilha sobre o assunto. "A intenção é de que este material ajude na compreensão da aplicação da nova lei. São muitos detalhes, como período de férias dos estudantes e tempo máximo para atuação do estagiário na empresa, que confundem os contratantes. Vamos debater e discutir alternativas para que a lei dê certo", prometeu o ministro.

Para o ministro, a legislação precisa de aprofundamento e aprimoramento. "Não se pode colocar a questão legal antes do interesse de formação do jovem brasileiro. A cada estagiário que se coloca no mercado de trabalho se possibilita dignidade ao aluno", ressaltou Lupi.O número de estudantes que fazem estágio no País caiu 20% no primeiro ano de vigência da nova lei, promulgada em 26 de setembro de 2008. Os dados da Abres (Associação Brasileira de Estágio, e apontam que de 1,1 milhão de estagiários em 2008, o número caiu para 900 mil estudantes trabalhando em setembro deste ano.

Apesar da expectativa de mudança, ainda não há data estipulada para o vigor das possíveis alterações.

PROE presente em sua vida!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

EVENTO

O PROE está presente na Associação Comercial e Empresarial
de São Bento do Sul.

Assim como em São Bento do Sul (SC), o Programa de Complementação Educacional (PROE) atua em diversas Associações (ACE'S) em todo o Brasil. Faça parte dessa grande história. No PROE Estágios seu futuro profissionall já começou.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

!
Se você já sabe que carreira seguir, e não está mais se questionando sobre vocação, estabilidade financeira, ou qualquer outro motivo que o faça escolher uma profissão. É hora de começar um estágio, e ele pode ser iniciado desde o primeiro ano de faculdade. Queremos dar-lhe apenas uma sugestão: faça seu cadastro no PROE e conquiste uma oportunidade no mercado. Aqui...

SEU FUTURO PROFISSIONAL JÁ COMEÇOU

terça-feira, 3 de novembro de 2009

- Qual é a grande idéia?
Equipe.
- O que é equipe?
TODOS olhando para uma mesma direção, com opiniões diferentes, mas respeitando sempre a condição do outro.
- Quando começo?
Agora.


grandes oportunidades esperam por você dê o primeiro passo
PROE