Tecnologia do Blogger.

Conheça

tem por objetivo a integração de cidadãos ao mercado de trabalho, criando e fomentando a criação de projetos e programas de formação e qualificação profissional para trabalhadores e estagiários. Estamos inseridos nas Associações Comerciais em diversas cidades a nível nacional.

Bem-vindo ao PROE

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Especialistas aconselham a antecipação da busca de estágio

O mercado de trabalho cada vez mais enxuto exige de jovens diversidade e experiência em seus currículos para conquistarem as vagas mais cobiçadas. No mundo corporativo, o diploma vale quase nada se não estiver acompanhado de um rol de atestados de capacitações e um bom conhecimento técnico e gerencial.

O mais básico requisito é o estágio, que, após a nova lei, ingressou em uma etapa de regulamentação e deve potencializar as experiências aos estudantes. Afinal, agora há regramento de carga horária e atividades específicas que devem ser observadas. Especialistas aconselham os jovens em graduação a buscar estágios assim que entrar na faculdade.

A dica é que estudantes busquem estágios que os ofereçam desafios e conhecimento diferentes dentro de sua área de formação, o que os ajudará a compreender melhor o mercado e desenvolver habilidades diversas. Para quem pretende se tornar executivo ou gestor, ingressar em programas de trainee na reta final do curso é fundamental.

E as oportunidades estão voltando, tanto para estágio quanto para trainees. Após o lançamento da nova Lei do Estágio, que coincidiu com a crise financeira internacional, as empresas reduziram as contratações, mas agora já voltam a abrir mais vagas aos estudantes.

Mesmo antes de entrar na universidade, opções de formação profissional e programas de treinamento estão à disposição dos futuros técnicos, executivos e gestores. A Junior Achievement (JA), entidade estadunidense com representações em diversos estados brasileiros, desenvolve junto a escolas programas que ensinam jovens a partir da 4ª série conceitos do mundo dos negócios, sustentabilidade e desenvolvimento pessoal.

Os 18 programas podem ser promovidos até o primeiro ano da faculdade, sem custos para as instituições de ensino e nem para os alunos. "A adesão aos programas preparam a pessoa para desde uma entrevista de emprego até os desafios que terão dentro de uma companhia", explica Renato Turk Faria, vice-presidente da JA no Rio Grande do Sul. No ano passado, 1,2 mil voluntários da entidade ensinaram 76 mil jovens em 74 municípios gaúchos.

Viagens ao exterior trazem amadurecimento e responsabilidade - e quando o jovem tem oportunidade de atuar em sua área de formação, têm peso de ouro. É o que relata a pedagoga recém-formada Laura Rucatti, 24 anos, que foi aprovada em um processo de seleção do programa Iaest da Central de Intercâmbio (CI), e teve sua chance de atuar na Europa.

No início deste ano, ela passou um mês e meio na Alemanha para participar de estágio no departamento de Segurança e Comportamento de Condutores, no Instituto de Pesquisas de Rodovias Federais. Seu trabalho era ajudar a criar campanhas de motoristas e dar suporte a estudos. "A experiência me deu novas ideias e apresentou um novo conceito de lidar com pessoas e campanhas educativas, e espero que isso me abra novas portas", planeja.

Fonte: Jornal do Comércio

0 comentários:

Postar um comentário