Tecnologia do Blogger.

Conheça

tem por objetivo a integração de cidadãos ao mercado de trabalho, criando e fomentando a criação de projetos e programas de formação e qualificação profissional para trabalhadores e estagiários. Estamos inseridos nas Associações Comerciais em diversas cidades a nível nacional.

Bem-vindo ao PROE

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Cadastro de estudantes para estágio tem início em Mato Grosso

Estudantes mato-grossenses que querem começar 2010 ocupando uma vaga de estágio devem se apressar. A partir dessa semana até a primeira quinzena de dezembro institutos que fazem intermediação de vagas começam a selecionar candidatos para as vagas abertas com o término do contrato dos estagiários que se formam este ano. Há oportunidades para diversas áreas, que dão chance aos alunos de unirem teoria à prática, e que dependendo do desempenho, o estágio pode se transformar em uma contratação efetiva. No Centro Integrado Empresa Escola (CIEE) em Cuiabá, o coordenador Ugo Subtil, afirma que neste período costumam ser ofertadas em torno de 1 mil vagas e que por isso é considerada a melhor época do ano para procurar estágio.

"Nesses dois meses as empresas dispensam os alunos que se formam e contratam novos estagiários", diz ao acrescentar que dados do instituto apontam que 60% das empresas que contratam estagiários acabam efetivando o profissional após ele se formar. Subtil complementa dizendo que a contratação vai depender do empenho do estagiário.

O coordenador salienta ainda que o sucesso obtido pela empresa em um programa de estágio vai estimulá-la ofertar maior número de vagas no próximo ano, em setores que antes não contavam com esse tipo de mão-de-obra. "Depois da implementação da Lei do Estágio (11.788/2008) houve uma retração das ofertas de estágios porque as empresas tiveram que se adequar, assim como as instituições de ensino. Contudo, agora a quantidade de vagas está sendo retomada, com boas perspectivas para 2010".

A legislação que regulamenta o estágio entrou em vigor em setembro do ano passado. Até seis meses após a implementação da lei, as vagas haviam "sumido", mas aos poucos estão surgindo. Um dos motivos para esse "desaparecimento", que durou dois meses foi com relação aos direitos dos estagiários, já que os estudantes foram beneficiados em vários pontos. Agora os estudantes têm direito a recesso remunerado, de preferência durante as férias escolares, carga horária de seis horas diárias, ou 30 semanais, vale transporte e jornada reduzida no período de provas.

As modificações na lei foram superadas e uma demonstração de que a situação está se normalizando pode ser comprovada pela quantidade de vagas ofertadas em setembro deste ano no Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que aumentou 40%. A coordenadora de Estágio do instituto, Anelise Waldschmidt, conta que em setembro do ano passado foram abertas 36 vagas e que este ano o número subiu para 82. "Em outubro de 2008 tínhamos duas vagas e este ano saltou para 60, uma recuperação expressiva".

O IEL traz oportunidades para diversos cursos. Para se candidatar a uma das vagas, o aluno deve se cadastrar (mesmo procedimento adotado pelo CIEE) e estar atento às oportunidades ofertadas. Quando se interessar por algo é só se dirigir à sede do instituto, que vai fazem o encaminhamento à vaga. Já os alunos do Ensino Médio estão com mais dificuldade para estagiar, justamente por causa da nova legislação que limita a quantidade de estagiários de acordo com o de empregados.

Fonte: A Gazeta

0 comentários:

Postar um comentário